A Fé em Igaracy

22/12/2011 14:29

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

    Em 1860 foi construída a primeira capela feita de taipa.Em 1913  a demoliram, e no mesmo local construíram outra de alvenaria. Em 1956 foi construída a igreja matriz de N. Srª dos Remédios, tornando assim, Paróquia em 10 de Janeiro de 1958.

    Os primeiros padres a representar a paróquia foram  José Diniz que, celebrou a primeira missa em Igaracy – antiga Boqueirão dos cochos;  Laires que, esteve a frente da construção da antiga casa paroquial; Levi Rodrigues  que, esteve de fronte a construção da Igreja matriz; Raimundo Honório Rolim; Nicolau Leite.  E atualmente  Pe. Jackson de Sá Mendes, tendo como seus principais superiores  Dom José Gonzáles e o Papa Bento XVI.

    O aniversário da padroeira Nossa Senhora dos Remédios  é  no dia 09 de Setembro,mas   comemora-se no mês de Outubro .Diz a tradição que na época os agricultores pediram para celebrar neste mês, por motivos da colheita do algodão. A festa tem dois objetivos: 1°: Renovar nossa espiritualidade na fé .  2°:para suprir as necessidades da paróquia local.

    Esta,contudo, deixa claro  um pouco da história da paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

 

Igreja Casa de Oração para todas as nações


A Igreja Casa de Oração para todas as Nações foi fundada em Igaracy no dia 28 de Julho de 2005 pelo grupo JOCUN: Jovem Comissão, iniciando somente com seis  membros. Contando aproximadamente com 60 membros e 10 participantes.

    O Pastor Ronaldo, afirma que durante esses seis anos contou com três pastores  que junto com o mesmo administraram a Igreja realizando orações pelas ruas e residências

    Conseguiram converter um bom número de pessoas, e a intenção é que se eleve ainda mais. O comportamento dos membros dentro da religião é que tenham vida com Deus e amor ao próximo, orações frequentes, jejum e fidelidade a Jesus Cristo, se vestir de maneira adequada para não se vulgarizar diante da sociedade, mas a salvação está no coração que faz doação tanto da palavra quanto de vestes e alimentação, perdão e amor. No caso de desobediência aos dogmas da igreja o membro recebe como punição é poder cantar e pregar no altar da Igreja que tem a celebração do culto três vezes durante a semana nos dias de quarta-feira, sexta-feira e aos domingos, a santa ceia é distribuida somente uma vez em cada mês. Há reunião dos  jovens na segunda-feira, escola bíblica nos das 19:30 as 18:30 da noite.

    Geralmente o batismo é realizado descendo as águas ao ar livre, ou seja, em um açude ou lago, e também pode se colocar uma piscina no interior da Igreja, e a pessoa que está sendo batizada responde se é por livre e espontânea  vontade que o fazeis  e se a resposta for positiva, desce as águas com ajuda de obreiro ergue-a para trás dentro da água. Mas para isso o ser tem que sentir Jesus e estar frequentemente nos cultos da Igreja. E para se realizar o casamento, ambos tem que ser membros seguindo as mesmas regras, por não haver nem uma transformação desde o inicio presente.

    Quando se pronuncia o nome de Jesus já é uma festa, e há em todos os cultos de oração, mas tradicionalmente comemoram com mais intensidade o natal que é de grande importância para todas as religiões e sociedade, para isso todos os membros contribuem com uma quantia e é organizada uma ceia seguida de um churrasco e louvam o nascimento do menino Jesus.

    Segundo o pastor Ronaldo e através de  toda essa união dos irmãos na Igreja  temos em mente um projeto de que futuramente iremos construir nosso prédio em Igaracy, para o nosso encontro de oração e para resgatar vidas das drogas, bebida, cigarro, violência e corrupção, e a partir daí construir uma sociedade com o coração cheio de paz e que todos possam sonhar e acreditar que no senhor tudo pode se realizar.

 

Igreja Assembleia de Deus

    Fundada em 1979 por dois missionários Suecos de nome Danilel Berg e Gunnavigre a Igreja Assembléia de Deus tem como principais pastores: Pr. João Ferreira, Claudimar Lima, José Gomes, Jorge Lucena e Claudimar Tavares dos Santos, e atualmente 2011, se encontra o Pr. Adailton de Andrade, e como representante o ministério composto de presbitérios, Diáconos, auxiliares, secretários e tesoureiros que representam toda organização local da Igreja.                                                                                                                                                                   

    Quando os missionários começaram evangelizar e viram multidões chegando a eles e os milagres acontecendo em assembléia, deu-se o nome de assembléia que significa Reunião do povo de Deus, e até o momento presente se transforma com um grande número de irmãos.

    Tradicionalmente as comemorações  possuem o objetivo de unir jovens de outras cidades, e o congresso da mocidade trás assim novas experiências e união fraterna para nossos jovens , e as festas do círculo de oração, onde os irmãos da Igreja se reúne com intuito de discutir trabalho e técnicas de como evangelizar e ajudar aos missionários , e ainda há a festa da pastor l onde o ministério da Igreja se responsabiliza em organizar uma confraternização com todos os membros e convidados, para juntos congratular-se juntamente com o pastor local.

Igreja Congregação do Brasil

 

    A Igreja Congregação foi fundada em Lake-Fronte de Chicago – EUA, pelo irmão Luiz Francisco, no mês de setembro de 1903 e no Brasil foi anunciado à graça no ano de 1910, e é a única que não tem pastor. Na hora do culto é o cooperador da obra  que a preside, e em Igaracy já passaram os irmãos Inácio Vigolino, Cícero, Damião e irmão Severino, e atualmente é o irmão Erinaldo.

    A Santa Ceia e os batismos  são realizados uma vez durante o ano, e não tem mês específico, o véu é usado pela as mulheres.

 

Igreja Batista

 

    Fundada por Pr. Edward Bruce Trott em 05 de Outubro de 1986, a Igreja Batista em Igaracy celebra o culto de oração nos dias de quarta – feira, sexta – feira , sábado e domingo, e tem como Prª.  atuante Wilma de Souza Gomes e seus membros Alcivânia Gomes, Claudia Alves, Jacinto Pires, Adriano Ferreira, Érica Mônica e Israelda. Que ao iniciar teve como representantes o Pr. Cirino Refosco e Edward Bruce Trott.

    A Igreja comemora o aniversário, o dia do pastor, dia da Bíblia e Natal, todos os membros reunidos em nome de Jesus Cristo.

 

Igreja Universal do reino de Deus

    Em Dezembro de 1997 foi fundada a Igreja Universal em Igaracy, com o objetivo de atingir a toda a sociedade municipal. Seus primeiros pastores foram Alex, Ivan e Marcos, e atualmente é representada pelo Pr. Manoel Francisco da Silva.