O relevo de Igaracy

22/12/2011 02:31

O Relevo de Igaracy

            O relevo do município de Igaracy é composto por planícies, planaltos e depressões. O centro da cidade constitui uma planície cuja área apresenta grandes desníveis no terreno.

            A Rua Presidente Castelo Branco constitui uma depressão que possuí altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor, ou seja, em relação a principal Rua Bernardino Lopes de Souza, até a  Pe. Manoel Otaviano.

            Os planaltos são formas designadas por chapadas, morros e serras. A cidade de Igaracy tem a escarpa localizada no Bairro Jose Harmando de Souza, tendo uma queda muito acentuada, lembrando um degrau. Existem serras com suas altitudes mais elevadas: a Serra da Cauã, com aproximadamente 300 m de altitude e a Serra de São Pedro que faz divisão com o município de Aguiar – PB. As serras são formadas por cadeia de morros com altitudes variadas não designa a matéria, mas as formas de crosta terrestre produzidas pelos agentes externos que nela atua.

            Os climas desempenham papéis decisivos na modelagem do relevo. As águas correntes e os ventos atuam sobre as massas rochosas, desgastando-as desigualmente. Igaracy conheceu alternativas entre climas mais úmidos e secos que moldaram as formas de relevos atuais:

  • Os planaltos;
  • As depressões;
  • As planícies.
  •  

    -Os planaltos: são áreas onde o processo de erosão predomina, ao contrário do que sugere o nome, apresenta superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas;

    -As depressões: também predominam pelos processos erosivos, mas caracterizam-se por superfícies suavemente inclinadas e bastante aplanadas. As bordas de contato das depressões com os planaltos constituem muitas vezes por escarpas;

    -As planícies: são as áreas onde a deposição de sedimentos é predominantemente sobre o processo de erosão e realiza-se essencialmente pela ação das águas.