Bairro Padre Aristides

22/12/2011 02:40

 

A principal Rua do Bairro Padre Aristides, foi uma das primeiras a ser habitada,  possuía até a década de 1970 uma imensa mata e poucas casas, era mais conhecida por causa do seu principal habitante o senhor  João Miguel de Souza  por ser o primeiro a construir uma casa no bairro que na época era ferreiro.

 Era chamada de “sabugo” devido as pessoas moerem milho e jogar os resíduos que sobravam no final da rua.

Com o passar do tempo as pessoas que moravam na zona rural veio povoar o bairro, ocorrendo a divisão em ruas, já que o senhor José Miguel possuía um vasto terreno naquela localidade que,acabou por vender uma boa parte desse e o bairro foi crescendo.

 

Um grande problema Social

 

Um dos maiores problemas que os habitantes do bairro Padre Aristides enfrentavam eram as ruas de terra, que tanto assolava a vida da população até a década de 1990, quando todos se uniram e cobraram pelo o calçamento das principais vias.

 

                                   ORIGEM DO NOME PADRE ARISTIDES

Depois de calçada as ruas, a área foi se dividindo e o sabugo passou a ser chamado de “BAIRRO PADRE ARISTIDES”, em homenagem a um padre muito respeitado de Piancó  que vinha celebrar missas aos domingo nessa localidade.

 

Uma lembrança jamais esquecida

 

Rita Felismino, foi uma pessoa muito importante para a vida do Bairro Padre Aristides, se destacou no lado político e social de Igaracy e foi a responsável no inicio dos anos 2000 pela criação dos grupos jovens  e mirins do bairro que, ficaram conhecidos por suas belas apresentações e as animadas festas juninas que tanto se destacavam durante o mês de junho.

Infelizmente Rita faleceu em 2005, mas os habitantes do bairro não deixaram sua cultura e a tradicional festa junina perdura até hoje.

Rita Felismino de Sales, grande colaboradora do Bairro Padre Aristides. Faleceu em 2005, mas a sua marca permanece até hoje.


Dona Maria (91 anos ) uma das mulheres mais antigas do Bairro Padre Aristides, sogra de Rita que contou  para nós a vida da nora.