Clima de Igaracy

22/12/2011 02:28

Clima de Igaracy

 

            O clima do nosso município é tropical semi-árido, denominado nordeste seco ou sertão nordestino. Variando as chuvas de  Janeiro ao  inicio de Abril; o período frio geralmente é do mês de maio até o até o inicio de julho. Quanto ao calor que é de agosto até novembro, às vezes prolonga-se até dezembro.      

            O semi-árido caracteriza-se, por elevados índices de evaporação e pela presença da caatinga que são plantas adaptadas à aridez climática: jurema, mandacaru. Como em todo sertão, Igaracy não podia ser diferente, ainda não há explicações exatas para a pequena quantidade de chuva e a sua distribuição irregular. Porém, pelo menos dois fatores já estudados são apontados como principais responsáveis pela limitação da chegada de massas de ar úmidas aqui no interior, como: a circulação atmosférica e as correntes marítimas que perdem umidade ao longo do trajeto e que quando chegam, apresentam características de massas de ar seco.

            Isso explica ainda a irregularidade das chuvas a cada ano já que as condições climáticas encontradas pelas massas de ar em seus trajetos podem variar, provocando maior ou menor ocorrência de chuvas no nosso município. Em época de muitas chuvas acontece a invasão de anfíbios, répteis e insetos por causa da umidade.