Festas populares

22/12/2011 15:56

Carnaval

            O carnaval em Igaracy, antigamente era comemorado no mercado velho. Os principais organizadores dessa festa foram: os ex-prefeitos Pedro Costa, Pedro Valdemar e Juarez.                                                                          

            Naquela época o ritmo carnavalesco era o frevo, a banda filarmônica tocava nas ruas e as pessoas a acompanhava, umas com massa  e outras com água que jogavam  naquelas que estivessem nas calçadas. No carnaval de antigamente as festas duravam toda uma noite.

              Infelizmente hoje o carnaval de Igaracy, perdeu a sua essência, mas a festa não é deixada de lado. Os jovens ainda fazem toda a folia em ritmo de forró.

 

Festa Junina

Bairro Padre Aristides

     Através da saudosa Rita Felismino no ano de 2000, deu-se início as festividades no bairro Padre Aristides, a mesma com muito esforço e ajuda da comunidade formou um grupo de  apresentações, com a participação  da maioria dos jovens do respectivo bairro. A idéia surgiu após Rita Felismino ter assistido umas apresentações em um bairro de João Pessoa. A partir daí, todas as datas festivas passaram a ser comemoradas, em especial as festas juninas com as seguintes atrações: Quadrilhas, concurso de forró, desfile dos garotos e garotas do bairro, comidas típicas e forró pé de serra à noite inteira. Infelizmente há alguns anos Rita faleceu, mas a atual presidente do grupo Vera Lúcia Pompeu da Silva, mais conhecida como Gerinha e sua equipe continuam atuando e trabalhando para o desenvolvimento das festividades do grupo. A mesma concedeu-nos uma entrevista, e em sua fala nos disse que pretende continuar trabalhando, para que os eventos juninos continuem sendo realizados e assim incentivando os jovens a trabalharem em prol da comunidade carente do bairro Padre Aristides. A presidente diz ainda, que pretende desenvolver o máximo que puder para continuar realizando os eventos e um dia concretizar seu maior sonho,  que é construir uma sede para o grupo.

      Este ano (2011) aconteceu o 11° evento junino no bairro, uma das melhores festas juninas que se realiza no município.

 

Festa Junina no Colégio Municipal Nossa Senhora dos Remédios

Em 2003 o Colégio Municipal Nossa Senhora dos Remédios, realizou a primeira quadrilha com festividades juninas, na quadra poliesportiva central. A festa até os dias atuais é realizada com danças típicas, quadrilhas, concursos e premiações. Em 2011 aconteceu o 8° arraial colegial.

 

São João da Turma da caranguejo

Tudo começou com um grupo de amigos conhecidos como Turma da Caranguejo, se reuniam aos finais de semana para tocar e durante as festas juninas animavam a rua. A partir daí surgiu a banda Edmar e  Forrozão os Safados. Constituído por Edmar, Riclenildo, Alan, Gugu e Léo.

Hoje conhecido como ´´São João entre amigos´´ a festa não tem fins lucrativos, todo dinheiro arrecadado é revertido em cestas básicas para as famílias carentes da cidade.

 

Festa da Padroeira

            Por conta de  uma epidemia  que se alastrou por toda a cidade entre as décadas de 1840 e 1850, os habitantes fizeram uma prece à Nossa Senhora dos Remédios na qual a rogavam, pelo fim da epidemia. Depois de alcançar a graça, a população escolheu a santa como padroeira da cidade. Fizeram uma capela e a partir daí criou-se o marco: dia 9 de setembro, o dia da Padroeira. Naquela época a economia era voltada para a produção de algodão, e a colheita acontecia no mês de outubro, por conta disso a festa foi transferida para essa época.. O senhor Antonio Severo Brasileiro foi quem deu origem a primeira festa, juntamente com os padres que aqui estavam.

    A festa em si é uma confraternização das famílias e dos filhos ausentes de sua terra. A parte principal é a religiosa. Para organizá-la é formada uma comissão por parte da paróquia. São nove dias de novenas e três dias de festas com quermesses e leilões. No ano de 2011 as festividades foram voltadas à parte cultural, onde houve mais participação da sociedade igaraciense em prol dessas comemorações que une tantos familiares.

Aniversário da Cidade

    No dia 22 de Dezembro é comemorado o aniversário da cidade de Igaracy, a partir de 1986, começaram a comemorar essa data, com a presença da banda Filarmônica do município, que tocam nas principais ruas. Também acontecem missas e o hastiamento das bandeiras da união em frente a prefeitura. No final do dia os governantes promovem festas com bandas musicais no centro da cidade.