Personalidades Igaracienses

22/12/2011 04:22

  Maria do Socorro Costa Dias

    Maria do Socorro Costa Dias nasceu no dia 15 de Janeiro de 1950 no sítio conhecido como chatinha na cidade de Diamante, filha de uma viúva pobre, não tinha condições financeiras para pagar os professores e obter a sua formação . Aprendeu as primeiras letras logo veio para Igaracy e concluiu o 1º grau em 1971 fez um curso de formação para professores. Cursou o 2º grau em Piancó.

        Foi muito difícil quando ela começou a ensinar na zona rural, depois de muitos anos foi removida para a zona urbana. Ela afirma que tudo naquele tempo era muito difícil. Apesar de não possuir recursos como: computadores, fardamentos e livros, antigamente os alunos se interagiam mais do que os de hoje

           

               Segundo Maria do Socorro, a educação é a menina do olho de cada pessoa, pois quem não estuda é cego.

 

Pedro Brasileiro Neto

    Pedro Brasileiro Neto, 77 anos nasceu no sítio Estivas, em 14 de junho de 1934, estudou o quarto primário na Escola Reunida Hercília Chaves Brasileiro.

            Pedro é filho de Valdemar Soares Brasileiro e Maria de Lurdes Brasileiro. Foi, um dos vereadores mais votados com 298 votos. Na época em que disputou a prefeitura foi candidato único. Chegando a prefeitura aos 26 anos, eleito, permaneceu no cargo entre 1973 a 1977, sendo o seu vice o senhor Chico Clemente. No tempo em que esteve na disputa do cargo alcançou a prefeitura sem grandes lutas, pois não houve concorrências.

            Durante o mandato realizou vários feitos, tais como: a organização do hospital, o abastecimento de água, construção de grupos e poços artesianos na zona rural.  Na educação se destacou com a implantação do transporte estudantil, adotando o pau de arara (meio de transporte mais comum na época) para os alunos que teriam que se locomover a Patos. Conseguiu tornar O Colégio Municipal Nossa Senhora dos Remédios, antes particular, em rede pública. Apesar de ter se destacado na política, a encerrou em 1990. Na próxima eleição depois de seu mandato não conseguiu a reeleição, mas apoiou Olívio Assis Bandeira sendo eleito novo prefeito da cidade.

Maria Alexandrina Costa

    Maria Alexandrina Costa, nasceu em 12 de fevereiro de 1944 no sítio saco, ela veio morar na cidade na casa dos padrinhos, a educação naquela época era inacessível, t. Naquele tempo a carência era visível pois não havia recursos como:livros didáticos, acesso à internet entre outros.

            Durante o tempo que ensinava sentia-se muito feliz em sala de aula, pois o ensino de antigamente era bastante satisfatório. Por não haver  obrigatoriedade nos planejamentos, metas de ensino, esforços do docente era algo peculiar.naquele tempo existia respeito mútuo entre docentes e discentes ao contrário de hoje. Vejo a evolução da educação na cidade,hoje depende mas da informatização do que do próprio professor.

Segundo Maria Alexandrina: ´´ A educação é à base de tudo, como espiritual e intelectual sem ela não chegaremos a lugar nenhum ´´.

 

Izaltina Araújo de Lacerda Soares

    Izaltina Araújo de Lacerda Soares nasceu no sítio Genipapeiro município de Piancó, começou a ensinar aos 16 anos,  deslocando-se todos os dias do sítio Lagoa Seca para a cidade local. Aos 23 anos cursou o ensino normal, concluiu o ensino médio no Colégio Santo Antonio em Piancó e aos 46 anos conseguiu licenciar-se em Cajazeiras.

            Segundo ela a educação, mudou muito, existe falta de interesse por parte dos alunos até mesmo, às vezes, dos professores, antigamente havia muitas dificuldades e tinha bom proveito, hoje há mais recursos e pouco aprendizado, menos interesse, os alunos têm tudo e não querem nada, ela menciona que gostava muito de estudar, e que ensinava  por amor.

 

Maria de Fátima da Fonseca Soares

Maria de Fátima da Fonseca Soares, nascida no sítio lagoa seca município de Igaracy, começou a ensinar aos 16 anos, formou-se  em pedagogia, prestou concurso do estado em 1983. Em sua opinião, a educação encontra-se debilitada, pois a falta  de conhecimento do alunado deixa a desejar, sendo que  há faculdades virtuais e outras  metodologias de ensino mais avançada que podem proporcionar novas oportunidades.