Sítios mais conhecidos

22/12/2011 15:26

Sítio Velho    

    A 3 km de distância da cidade,faz divisa com os sítios: cajazeiras e sítio velho de cima.

    O mesmo destaca-se na agricultura familiar com a produção de alimentos, tais como:arroz, feijão,milho,macacheira, banana,batata e etc.

    Antigamente não havia energia elétrica, usava-se candeeiro,mas com o passar do tempo ,as invenções do dínamo (máquina rotativa que converte energia mecânica em elétrica) e o alterador (aparelho elétrico,mecânico que fornece corrente alternada) abriram caminho para produção de eletricidade que, foi ganhando espaço na vida cotidiana das pessoas,apesar do processo lento.

    No sítio encontra-se grupos escolar que funcionam durante a manhã e a noite, oferecendo Ensino Fundamental I para as crianças e EJA para o jovens e adultos que não tiveram acesso a escola.

 

Sítio Cajazeiras

 

    É conhecido por cajazeiras, pela grande quantidade de pés de cajá. Encontra-se a 3 km da cidade.

    O mesmo destaca-se na agricultura familiar com a produção de alimentos, tais como:milho, feijão, arroz, fava e etc.

    Existem grandes reservatórios de água, tais como:açudes, rios, barragens e cisternas.

    Em termos políticos os vereadores que ali fizeram história foram:Francisco Lopes, Cleanto Lopes e Cicero José de Souza.

    O agente de saúde Guilherme Souza Brasileiro, tem 16 anos de trabalho, o mesmo visita todos os meses as residências onde vivem gestantes, idosos e crianças.

                                                                

Sítio Saco

 

    Localiza-se a 6 km da cidade, faz divisa com os sítios: Cajazeiras e Saco de Cima. Neste sítio destacam-se plantações de: milho, feijão, arroz, batata, fava, cana-de-açúcar, entre outros.

    O principal recurso hídrico: motores que são ligados dos açudes às cisternas.

    Agente de Saúde: Joanes Sancho de Carvalho

    Neste sitio encontra-se o ex-vereador José Alves de Alencar, eleito em 1975.

 

 

Sítio Lagoa Seca     

                                           

     O sítio lagoa seca situa-se a 4 km de IGARACY e  faz divisa com os sítios:  Várzea do Saco e Garimpo. A origem do nome vem da presença de
 terras secas, já que o sitio antigamente, não possuía nenhum reservatório de água ,diferentemente de hoje que encontra-se um açude  uma caixa d'água, costruída no ano de 2003.
    Hoje no sitio não existem muitos habitantes, já que algumas famílias se mudaram para a cidade , vivem atualmente cerca de 14 famílias e 50 habitantes.

 

SÍTIO CHENGUENGUE  

                                                
             
    Encontra-se situado a 12 km da cidade. É  um dos sítios mais habitados de Igaracy, fazendo divisa com outros sítios, como: Santa Clara e Malhada do Canto. A origem do nome surgiu há muitos anos, quando uma tribo  índígena que ali habitava, tinha como seu chefe um índio chamado Chenguengue.                                                                                                                               

 

MALHADA DO CANTO


             
     Encontra-se localizado a 13 km da cidade, fazendo divisa com outros sítios: Chenguengue, Canoa e Favela. É habitado por quinze famílias. A economia é voltada para a plantação de milho e feijão; criação de gado, galinha e ovelha; e aos benefícios disponibilizados pelo o governo, tais como: bolsa família, pensão e aposentadoria. Possui uma escola, um açude, casas de barro e oito residências doadas às famílias carentes pelo o poder público.
                    

 

                             

SÍTIO RIACHO DO SACO

 

       Nasceu da origem do rio entre dois montes, esta localizado ao lado norte de IGARACY limitado-se aos sítios Carnaúba município de aguiar, Águas, Fazenda Nova e Sítio Saco, se distâncía a 10 km da cidade de IGARACY, auto sertão, que fica  a 230 metros de altitude em relação ao nível do mar.Clima: semi-árido. Vegetação: caatinga. Um dos primeiros habitantes que mais se destacou foi o senhor Joaquim Grosso, já falecido. Possui 59 habitantes , 24 famílias , uma escola e quatro açudes pequenos. As atividades agrícolas predominantes, são: milho e feijão. Destaca-se a pesca e a criação de gado de corte, caprinos e ovinos.

SÍTIO PAU AMARELO

 

    Situa-se a 7 km da cidade de  IGARACY, fazendo divisa com os sítios: Barra, Garimpo, Chenguengue e Malhada do Canto. A origem do nome vem por conta da presença de muitas árvores, conhecidas como ´´Pau Amarelo´´.

    É habitado por 40 pessoas, distribuídas por 15 famílias.

 

 SÍTIO MELANCIA

 

      Localiza-se a 18 km da cidade, fazendo fronteira com os sítios: Caiçara, Águas e Gregório.

      É habitado por aproximadamente cem pessoas. Possui esse nome, por conta da extensa plantação de melancias, durante o período chuvoso. É marcado pela presença de uma bela paisagem: a barragem de coremas que faz fronteira com o sítio.

 

SÍTIO BARRA

 

        Situa-se a 12 km da cidade, fazendo divisa com os sítios: Catinga Grande, Curral Velho, Caiçara, Pau Amarelo,Malhada do Canto e Chenguengue. A origem do nome vem por conta da presença de um fabrico onde se fazia tijolos e telhas.

        Na Barra existe um posto de saúde que foi criado no ano de 2009, uma escola equipada com computadores e um açude grande.

         É habitado por aproxidamente 141 pessoas, distribuído em 43 famílias.

 

 SÍTIO CAIÇARA       

 

       Localiza-se a 15 km da cidade, fazendo extremidade com os sítios Melancia, Barra e Catinga grande.

       O termo caiçara significa: várias cercas de varas de galho, algo predominante no sítio, daí a origem do nome.

 

A Origem:

 

       O sítio Caiçara era uma grande propriedade, com cerca de 715 equitares  pertencente a um só dono que, por estar cansado decidiu vendê-la ao banco do nordeste. Diante disso as pessoas que ali habitavam, resolveram comprar as terras do banco, e povoá-las.

 

   SÍTIO ÁGUAS

 

            Localiza- se a 13 km da cidade. A originalidade do sítio águas deu-se na década de 1960 pelo padre Nelson. A origem do nome veio por conta da grande quantidade de água que o formam. Atualmente possui 20 famílias, grupo escolar, um posto de saúde que infelizmente está desativado, uma pequena capela onde se realizam missas que reúnem toda a comunidade e um posto telefônico que também não funciona. Logo no início que foi fundado existiam muitos habitantes, que migraram para a zona urbana.

    O sítios próximos são: Melancia, Riacho do Saco, Fazenda Nova. Pode-se encontrar açudes e barragem; destacam-se as plantações de milho e feijão, a pesca e a criação de gado.